© 2017 Espaço Multiplicidade Todos os direitos reservados.

desenvolvimento: 

  • Grey Facebook Icon
  • Nosso Insta
  • Grey Twitter Icon
  • Flickr - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Grey Google+ Icon
 
 

Principais Palestrantes

Cristiane Pereira

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

TEMAS DE CONHECIMENTO

Gestão de Segurança da Informação

Gestão de Tecnologia da Informação

 Gestão Empresarial

Mapeamento de Processos de negócios

Negociação

Licitações

Política Públicas

Alexandre Nasiasene Gomes

  • Página profissional
  • Páginas da vida, um livro aberto
  • Meu Instagram, Minha Vida
  • Minha vida em 140 caracteres

TEMAS DE CONHECIMENTO

 

Gestão e Planejamento Empresarial, Consultor de Desenvolvimento de Negócios, Estratégia, Programas, Projetos e Processos. BPM, PMI, Agile, Lean, Design Thinking

Gestão de Marketing Digital

Palestrantes e Consultores

Soraya Lopes

BREVE DESCRITIVO

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina e Pós-Graduada em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, tem quase 10 anos de experiência com Gestão de Projetos e Produtos digitais. Responsável pela implementação de dezenas de produtos B2C, B2B e Corporativos para clientes como Sky, 89 rádio rock, Huggies, Gafisa, Amor aos Pedaços, Editora Abril, entre outros. Possui sólida experiência nas áreas de marketing e produtos.

Jacqueline de Alcantara

BREVE DESCRITIVO

Professora de Desenho e ilustração de moda. na Empresa Escolas de Desenho e Arquitetura

Consultora de estilo na empresa Tv Senac

Trabalhou como Figurinista na empresa TV Bandeirantes

Estudou Estilismo na instituição de ensino Institut Catalã De La Moda

Lívia Dantas

BREVE DESCRITIVO

É Social Media e Consultora de Marketing Digital. É  pós-graduanda em Gestão e Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco. Criou o seu próprio negócio em 2009-2012, Sudoeste Virtual (guia comercial online) e trabalhou como Social Media nas startups Trip2gether, Poup, PDVend. Atualmente é freelancer e atende pequenas empresas e empreendedores do segmento de saúde, bem-estar e holístico. É criadora do Pílulas Digitais (Educação de Marketing Digital) e do Equilíbrio Brasília (Comunidade e Guia Holístico). 

Vânia Meira

BREVE DESCRITIVO

Vânia Meira é graduada em Letras pelo Centro Universitário Uniceub e pós-graduada em Língua Portuguesa e Revisão de Textos. Cursou MBA em Gestão Contemporânea de Pessoas pela ESAB. 
 Foi instrutora de redação empresarial no SENAC e no SEST-SENAT, além de realizar oficinas de atualização linguística e técnicas de atendimento ao cliente para empresas do setor privado. Atualmente é consultora do SEBRAE-DF,                        

Nei Bastos

BREVE DESCRITIVO

Bacharel em Turismo - pós-graduação na Escuela Oficial de Turismo de Madrid-Espanha e especialização na Escola Internazionale di Ciencie Turistiche de Roma-Itália. Cursos com ênfase em planejamento, marketing e eventos. 
Experiências práticas nas áreas de Comunicação - Marketing, Propaganda, Promoção e Eventos/patrocínios, em funções de analista júnior a gerente/sênior. 
Atuações principais nos setores de turismo, telecomunicações, cultura e social, na iniciativa privada, governos, federal e DF, terceiro setor e ensino superior.

Rodrigo Machado

BREVE DESCRITIVO

 

Com formação em marketing e publicidade, Rodrigo Machado, sócio diretor da Território Cultural – Assessoria de Comunicação, atua como assessor de comunicação e consultor desde 2000. Nestes anos, teve a oportunidade de colaborar com o trabalho desenvolvido por artistas, intelectuais, grupos e companhias de renome, nacional e internacional, vindos de diferentes Estados brasileiros e também da França, de Portugal, América Latina e África, que tiveram suas propostas divulgadas no DF, em vários Estados brasileiros e no exterior.  Com foco em eventos e varejo, vem assessorando projetos e programas em diversas áreas como cinema, literatura, artes visuais, música, filosofia, teatro e dança, além de meio ambiente, patrimônio, educação e empreendedorismo. Todos voltados para diferentes públicos.

Palestrantes e Consultores Externos

Alline Oliveira

BREVE DESCRITIVO

GOOGLE DEVELOPER EXPERT 2014 – for Google Cloud Platform;  BS in Computer Science. Professional Speaker, Coach and Mentor for Agile and Lean Development. Google Web Toolkit and Google App Engine Instructor and subject matter expert in South California since 2009. 

André Eloy

BREVE DESCRITIVO

Formado em Direito pela UNB, atua na área de startups desde 2010, já trabalhou na incubadora de empresas CDT/UNB, foi líder do startups weekend fintech Brasília.

Bruno Kenj

BREVE DESCRITIVO

Apaixonado compartilhar conhecimento, atuou por mais de 12 anos diretamente com desenvolvimento de software. Nomeado Microsoft Student Partner e Microsoft Most Valuable Professional pela Microsoft, foi coordenador do Centro de Inovação da Microsoft em Brasília, ganhando prêmio e reconhecimento internacional pela Microsoft Corp. 

João Gonçalves

BREVE DESCRITIVO

Formado em Administração de empresas e MBA em Gestão empresarial, executivo com experiência superior a 20 anos na iniciativa privada, setor público e terceiro setor; Experiência nas áreas de administração, gestão de projetos, relações governamentais, cultura e meio ambiente;.

José Eustáquio M. Carvalho

BREVE DESCRITIVO

Graduado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em Finanças de Empresas (FEA/USP) Palestrante em seminários e cursos para organizações públicas e privadas nas áreas de Economia Comportamental, Finanças Pessoais, Terapia Financeira e Desenvolvimento Humano, com especial ênfase em Filosofia de Vida e Qualidade Pessoal.

Kamila Brito

BREVE DESCRITIVO

Empreendedora, coordenadora do Barco Hacker, Casa de Cultura Digital, integrante da Comunidade Açai Valley e ativista de várias comunidades de tecnologia, Premiada como Mulher Empreendedora (#ElaFazHistoria) pelo FACEBOOK.

Karla Carvalhal

BREVE DESCRITIVO

Estudante regular do Mestrado em Ciência da Informação – Grupo de Pesquisa Inteligência Competitiva na UnB. Especialista em Inteligência Competitiva pela UnB (2007), especialista em Marketing pela FGV – DF(1991), recebeu o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil Destaque Profissional do Ano.

Lucyara Ribeiro

BREVE DESCRITIVO

Professora da Faculdade SENAC/DF. É também consultora do SEBRAE/DF. Bacharel em Ciências Sociais pela UnB, especialista em Marketing pela FGV e mestranda em Psicologia da UCB. Tem experiência de mais de 10 anos em Pesquisa de Mercado, de Opinião e Política 

 

CURSO: Introdução a Segurança da Informação - Prof. Cristiane Pereira

Conteúdo Programático:

  • Introdução a Segurança da Informação

  • Gerenciamento de Riscos

  • Segurança Física

  • Classificação da Informação

  • Política de Segurança

  • Segurança organizacional

  • Peopleware

Duração:​

  • Duração do curso: 16 horas

CURSO: Introdução ao Bitcoin - Instrutor: Bruno Kenj

Conteúdo Programático:

  • A idealização do Blockchain

  • Entendendo sobre consenso e Blockchain

  • Conhecendo os mecanismos do Bitcoin

  • Como armazenar e utilizar Bitcoin

  • Criando sua Carteira de Bitcoin

  • Como comprar Bitcoin?

Datas previstas:

  • Datas a definir:

  • Duração do curso: 04 horas

  • Horas

CURSO: Introdução ao Blockchain e Bitcoin - Instrutores: Bruno Kenj & Fernando Oyo

Conteúdo Programático:

  • Breve História: Moedas e Bancos

  • A idealização do Blockchain

  • Entendendo sobre consenso e Blockchain

  • Entendendo o básico sobre Criptografia

  • Conhecendo os mecanismos do Bitcoin

  • Mineração de Bitcoin

  • Conhecendo outros Blockchains

  • Bitcoin como Plataforma

  • Como armazenar e utilizar Bitcoin

  • Criando sua carteira de Bitcoin

  • Roadmap e futuro do Bitcoin

Duração do curso:​

  • Duração do curso: 16 horas

CURSO: Introdução ao Desenvolvimento de Contratos Inteligentes com Ethereum - Instrutores: Bruno Kenj & Fernando Oyo

Conteúdo Programático:

  • O que é Blockchain (caso não tenha feito o Curso #2)

  • Introdução aos Contratos Inteligentes

  • Introdução ao Ethereum Blockchain

  • Detalhes técnicos do Ethereum

  • Mineração de Ethereum (PoW/PoS)

  • Segurança e cuidados

  • Como armazenar e utilizar Ethereum

  • Criando sua carteira Ethereum

  • Conhecendo a Ropsten

  • Desenvolvendo o primeiro contrato em Solidity

  • Publicando contrato na rede Ethereum

  • Roadmap e futuro do Ethereum

Duração do curso:

  • Duração do curso: 16 horas

CURSO: Uso do PREZI para apresentações - Instrutor: Alexandre Nasiasene

Conteúdo Programático:

  • Planejar uma apresentação usando mapas mentais

  • Criar uma conta no Prezi.com

  • Tipos de licenças (Pública, Enjoy e PRO)

  • Estruturar sua primeira apresentação

  • Criar um roteiro e um fluxo para sua apresentação

  • Usar fotos e imagens 

  • Vídeos e PDF

  • Importação de PowerPoint

  • Fundo 3D

  • Customizar as cores e estilo

  • Compartilhar a apresentação para visualização ou edição

  • Imprimir a apresentação

  • Fazer download para visualização offline

  • Edição em grupo

  • Apresentação remota

  • Incorporando o Prezi no site

Duração do curso:​

  • Duração do curso: 08 horas

OFICINA: Redação Empresarial Instrutor: Vania Meira

Conteúdo Programático:

  1. A importância da comunicação para as relações dentro das empresas e dos órgãos oficiais;

  2. Principais características dos textos empresariais e oficiais (objetividade, clareza, concisão e formalidade).

  3. Gêneros textuais da comunicação empresarial;

  4. Gêneros textuais da comunicação oficial.

Metodologia:

  1. Breve exposição teórica;

  2. Simulação de situações cotidianas para a avaliação e a revisão de textos;

  3. Reescritura e produção textual.

Duração do curso:

  • Duração do curso: 08 horas

OFICINA: Produção de Informações Estratégicas e Tomada de Decisão: aplicação do método de Washington Platt Instrutora: Karla Carvalhal

Conteúdo Programático:

  1. ABERTURA E APRESENTAÇÕES

  2. Método de Washington Platt

  3. Como surgiu o método;

  4. Inteligência no Planejamento Estratégico;

  5. Tomada de Decisão Estratégica.

  6. Exercício de Aplicação do método.

  7. ENCERRAMENTO E ENTREGA DE CERTIFICADO

Duração do curso:

  • Duração do curso: 08 horas

Workshop em assessoria de comunicação Instrutor: Rodrigo Machado

Conteúdo Programático:

  • Assessoria: Imprensa e comunicação.

  • Mídias: Paga, estimulada e espontânea.

  • Clientes;

  • Imprensa;

  • Concorrentes.

  • Como elaborar minutas e propostas de trabalho.

  • Conteúdo;

  • Organização.

  • Conteúdo;

  • Organização.

Redação de releases e notas

  • Estrutura dos textos;

  • Serviço.

Levantamento mailing

  • Segmentos;

  • Conteúdo;

  • Organização;

  • Fontes.

Cria e produzir pautas à imprensa

  • Assuntos de interesse de veículos e programas específicos;

  • Quando, como e qual material enviar;

  • Agendar e acompanhar entrevista;

  • Cobertura.

Redes sociais

  • Administração

Relatórios de acompanhamento

  • Avisar sobre pautas sugeridas;

  • Confirmar realização de entrevistas;

  • Prévia de clipping.

Relatórios de resultados

  • Clippings de impressos e de eletrônicos;

  • Relatório de valoração;

  • Centimetragem;

  • Análise crítica de clipping.

Captação de novos clientes

Fidelização de clientes

CURSO: Plano Diretor de Tecnologia da Informação Instrutor: Kleber Santos

Programação

  • Fase de Preparação

  • Fase de Diagnóstico

  • Modelo de Referência do PDTI

  • Fase de Planejamento

  • Fase de monitoramento

CURSO: Curso: Design de Modelo de Negócios Instrutor: Alexandre Nasiasene & Soraya Lopes:

Conteúdo Programático

Tópico

Descrição

Introdução ao Empreendedorismo Inovador

  • O que é uma Startup,

  • Quais são as novas metodologias de Desenvolvimento de Startups.

Modelo de Negócio

  • O que é?

  • Os nove blocos do modelo de negócio;

  • Exemplos de modelos de negócio em empresas existentes,

  • Exercício prático sobre modelo de negócio.

Implantação do Modelo de Negócios

  • Como validar um novo modelo de negócio;

  • Técnicas de validação do modelo de negócio;

  • Ferramentas de software para suportar a implantação de um modelo de negócios;

  • Exercícios práticos de validação.

Metodologia de Ensino

O processo de ensino é baseado em 03 metodologias:

  • Customer Development,

  • Lean Startup e

  • Business Model Generation.

WORKSHOP: A Introdução ao Universo Móvel - Instrutor: Soraya Lopes:

Conteúdo Programático:

  • O que é um Aplicativo;

  • Principais Premissas de um app;

  • Principais Pilares de um app;

  • Apps Híbridos x Apps Nativos;

  • Principais Números do Mercado Móvel;

  • Principais Objetivos de um App;

  • Principais Modelos de Monetização de um app.

CURSO: Oficina Benchmarking – Visão Funcional - Instrutor: Soraya Lopes:

Conteúdo Programático:

  • Os primeiros passos para criar produtos viáveis;

  • Sobre Benchmarking;

  • Concorrentes;

  • Substitutos;

  • Inspiracionais;

  • Vanguardismo x Acompanhamento;

  • Bibliotecas e Frameworks;

  • Criando uma Lista funcional;

  • Decidindo caminhos estratégicos e viáveis.

OFICINA: Prototipação - Wireframe - Instrutor: Soraya Lopes

Conteúdo Programático:

  • Como levantar as funcionalidades;

  • O que é wireframe;

  • Por que prototipar?

  • Principais ferramentas do mercado;

  • Entendendo seu MVP;

  • Buscando Referências visuais;

  • Escolhendo os Componentes certos;

  • Criando seu site-map;

  • Desenhando seu Wireframe.

CURSO: Criando RoadMap e Desenhando Cronograma de Desenvolvimento - Instrutor: Soraya Lopes

Conteúdo Programático:

 

  • Criando uma lista funcional;

  • Entendendo a Realidade e Separando em Fases;

  • Como criar um MVP;

  • Quais os Recursos Necessários?;

  • Criando o RoadMap;

  • Criando o cronograma do MVP.

CURSO: Value Proposition Design- Instrutor: Soraya Lopes

Conteúdo Programático:

  • Os primeiros passos para criar produtos que os usuários queiram;

  • Entendendo mais seu Consumidor e sua Proposta de Valor;

  • Customer Profile: Principais Ações;

  • Customer Profile: Principais Dores;

  • Customer Profile: Principais Ganhos;

  • Rankiando Ações, Dores e Ganhos;

  • Value Map: Produtos e Serviços;

  • Value Map: Remédios;

  • Value Map: Criadores de Ganhos;

  • Fit;

  • Possíveis Formas de Desenhar;

  • Possíveis Formas de Testar.

CURSO: Marketing Digital Eleitoral - Instrutor: Anderson Alves

Conteúdo Programático

Diagnóstico (o jeito certo de começar)

Estratégia, estrutura e pessoas (organizando o trabalho)

• Condições importantes para uma ação de sucesso (regras básicas para uma campanha vitoriosa)
• Análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças (SWOT)

• Definição da Imagem política

• Definição da equipe - quem escolher, quais competências e custos

• Legislação - Propaganda eleitoral na internet (TSE)

Plano de Ação de Marketing Digital (Só é gerenciado aquilo que se mede)

• Como fazer e monitorar um plano de ação

Google e suas ferramentas (seu candidato em 1º lugar nas pesquisas do Google)

• Princípios básicos (ferramenta de pesquisa)

• Google Instant/Suggest

• Google Trends

• Google Alertas

• Google AdWords – Links Patrocinados

Marketing de conteúdo (o segredo da vitória por traz da informação)

• Arquitetura de Informação

• Criação de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudios)

• Links internos e externos (back links)

• Google Analytics

• Google Author

• Diretrizes do Google para indexação de sites e blogs

• Reputação digital – candidato e colaboradores (criando uma imagem influente online)

E-mail marketing (a melhor maneira de comunicação)

• Segmentação (público alvo)

• Mensagem – técnicas de comunicação

• Ferramentas de envio e mensuração

Marketing nas Mídias Sociais

  • Facebook (como transformar fãs em votos)

• Criação de perfis e fanpages (candidato e colaboradores)

• Manual de boas práticas

• Criação de conteúdo (texto, imagem, vídeo, áudio)

• Técnicas de influencia e engajamento

• Facebook ADS (o jeito certo de fazer publicidade)

• Técnicas de mensuração e monitoramento

  • Youtube (economize dinheiro com propagandas de TV)

• Como montar um canal de TV online com o Youtube

• Manual de boas práticas

• Como divulgar os vídeos (técnicas de viralização)

• Técnicas de mensuração e monitoramento

  • Twitter

• Como criar uma conta

• Manual de boas práticas

• Como divulgar com a ajuda de colaboradores

• Técnicas de mensuração e monitoramento

  • Outras mídias (aumente a exposição do candidato)

• Plataformas de imagem, vídeo e áudio

Rotina Diária (o que fazer dia a dia)

• Organização da equipe de trabalho

• Definições de tarefas diárias

• Relatórios de progresso (resultados esperados)

Material Didático

• Tabelas em Excel

• Apostila Marketing Digital Eleitoral

• Certificado

CURSO: Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial - Instrutor: Maria Aparecida da Silva Abreu

Conteúdo Programático:

  • Legislação de Promoção da Igualdade Racial e a Admiração

  • A política de Promoção da Igualdade Racial e o Sistema Organizacional nas Administrações

  • Promoção da Igualdade Racial e Gestão Tecnológica

  • Como planejar, ser eficiente, ser eficaz com efetividade, alcançar metas e produzir resultados nas administrações com a política pública de promoção da igualdade racial.

CURSO SOBRE EMENDAS PARLAMENTARES- Instrutor: Erlen Matta

PROGRAMAÇÃO

  • Origem das Emendas Parlamentares

  • Ciclo da Emenda – (Elaboração, acompanhamento e execução)

    • A diferença entre Proposta de convênio e Emenda.

  • Limite Orçamentário e Limite Financeiro

  • Contingenciamento e descontingenciamento

  • Restos a Pagar

  • Medições e pagamentos

  • Transferências de recursos (Convênios e contratos)

  • SICONV, SIAFI, SIMEC e FNS

  • PPA, LDO e LOA

CURSO: de Processos e Sistemas Administrativos em Organizações públicas - Instrutor: Jannayna Sales

Conteúdo Programático:

  • A Administração Pública no mundo contemporâneo e tecnológico;

  • Os processos administrativos – Fluxos internos na administração;

  • Sistema organizacional e gerencial;

  • A função do Planejamento nas organizações e sua importância (PPA, LDO, LOA, PNE, PNS, dentre outros);

  • Planejamento estratégico, orçamentário e financeiro.

  • Tomada de decisão e resultado - O gestor público no exercício do processo administrativo.

  • Conhecimento de Sistemas Administrativos e Gerenciais para implementação de políticas públicas;

    • Sistemas administrativos: conceitos e características;

    • Sistemas gerenciais: conceitos e características.

  • Controle (estratégico e operacional) – Prestação de contas.

Compras Governamentais – O que vc precisa saber para participar de uma licitação? - Instrutor: Cristiane Pereira

Conteúdo Programático:

  • Legislação

  • Tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas

  • Competitividade e Oportunidades

  • Como participar – Documentações necessárias

  • Como se preparar

  • Ganhei e agora? Como prestar contas?

  • Simulação da prática (4 horas)

CURSO: Engajando seus Clientes por meio de Experiências Memoráveis - Instrutor: Mauro Rodrigues

Conteúdo:

 Aula 1 – Imersão na Experiência do Cliente

-  Conhecendo seu cliente (indo além das métricas e pesquisas de mercado)

-  Definindo Personas

-  O que é o Marketing de Experiência e por que ele traz melhores resultados

-  Aprendendo com empresas “mestres” em experiência do cliente

-  Revendo sua proposta de valor

 Aula 2 – Construindo uma experiência memorável no seu negócio

·  Mapeando a Jornada do seu Cliente

·  Identificando os pontos de contato e Momentos da Verdade

·  Como envolver sua equipe na melhoria dos processos focados no cliente

·  Promovendo o aperfeiçoamento contínuo e a inovação no CRM

CURSO: Fidelidade Inteligente e Lucrativa - Instrutor: Mauro Rodrigues

Conteúdo:

 Aula 1 – Planejando um programa perspicaz

- Ainda existem clientes fieis?

- O que os melhores programas de fidelidade podem nos ensinar?

- Uma pitada essencial psicologia do consumo

- Definindo os objetivos do programa

 Aula 2 – Construindo um programa lucrativo

· Definindo os aspectos essenciais (escolha do nome, benefícios/premiação, processos necessários, etc.)

· Calculando os custos e o retorno esperado

· Como trabalhar a base de dados dos clientes

· Soluções tecnológicas a serviço do seu programa

· Colocando o programa em ação

CURSO: Como avaliar e monitorar a experiência do cliente - Instrutor: Mauro Rodrigues

Conteúdo:

 Aula 1 – Iniciação e Aprofundamento

- Entendendo a Experiência do Cliente

- Métodos de monitoramento da satisfação do cliente

- O que devo avaliar no meu negócio?

- Soluções tecnológicas que podem ajudá-lo nesta tarefa

 

Aula 2 – Pesquisa e Monitoramento

- Fazendo as perguntas certas

- Construindo minha pesquisa

- Incentivando o cliente a participar

- Analisando os dados coletados

 

Aula 3 – Lidando com as reclamações

- Cliente não tem sempre razão, mas merece uma resposta rápida e adequada.

- Como dar o devido tratamento as reclamações?

- Conhecendo e aplicando as melhores práticas

- Envolvendo seus colaboradores na melhoria da experiência do cliente

CURSO: Venda e atendimento para o varejo: alcançando resultados em tempos de social selling - Instrutor: Mauro Rodrigues

Conteúdo:

 Aula 1 – Reflexão sobre suas vendas

- Conhecendo seu cliente de verdade

- “Qual é o peixe que tu tá vendendo?”

- Desvendando os diferentes tipos de compra

 

Aula 2 – Vendas em tempos tecnológicos

- Desvendando o social selling

- Usando as redes sociais a favor das suas vendas

- Atraindo o cliente para minha loja

 

Aula 3 – Atendendo melhor seus clientes

- Decretando morte ao “posso ajudar?”

- O cliente sabe mais sobre o produto do que eu. E agora?

- Aumentando o tíquete médio sem “empurroterapia”

 

Aula 4 – Alto desempenho em vendas

- Um pouco de psicologia do consumidor para vender mais

- Como medir o desempenho das vendas

- Engajando os vendedores

- “Volte sempre”...opa, mas como voltar sem o pós-venda?

 

Aula 5 – Aplicando o conhecimento

- Aplicando o todo o conhecimento na sua loja amanhã mesmo

- Captou todo o aprendizado? Hora da prova com os vendedores.

CURSO: DESENHO DE MODA - Instrutor: Jacqueline de Alcantara

Conteúdo Programático

  • 01.  Consciência corporal masculina. Desenho de bases de croqui masculino.

  • 02.  Consciência corporal feminina. Desenho de bases de croqui feminino.

  • 03.  Desconstrução de poses. Exercícios para novas poses de bases.

  • 04.  Conhecendo e desenhando o vestuário masculino.

  • 05.  Conhecendo e desenhando o vestuário feminino

  • 06.  Desenho de acessórios como bolsas e sapatos.

  • 07.  Desenho técnico de peças do vestuário.

  • 08.  Pesquisa e elaboração de painel de tendências.

  • 09.  Interpretação artística através do moulage.

  • 10.  Laboratório de criatividade.

  • 11.  Colorido I e II – Técnica circular e raiada e interpretação de estampas.

  • 12.  História do Vestuário: Conhecimento dos principais nomes, eventos e curiosidades marcantes de determinados períodos da História.

CURSO: TÉCNICAS PARA DESENHO DE MODA - Instrutor: Jacqueline de Alcantara

Conteúdo Programático

  • 01- Colorido de lápis de cor aquarelável sobre papel criativo

  • 02- Grafite – Lápis 2H, HB, 2B, 4B, 6B

  • 03- Colagem – manuseio com xérox para criação de estampas.

  • 04- Nanquim

  • 05- Marcadores

  • 06- Aquarela aguada – truques e efeitos

  • 07- Giz Pastel – várias técnicas para luz, sombra, volume.

Please reload