- Alexandre Nasiasene Gomes
Aplique na sua empresa os segredos de gestão da Disney, IBM e Xerox

O empreendedor, para ter resultados eficazes em seu negócio, deve exercitar seu espírito criativo e inovador, na busca dos melhores caminhos e soluções para o atendimento das necessidades de seus clientes e do mercado. Estar atento às oportunidades e inovar constantemente para melhoria de seus produtos, processos e serviços, O conduz ao caminho do sucesso. O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade é uma ferramenta valiosa para quem deseja aprofundar os conhecimentos sobre gestão empresarial e aprimorar a gestão de sua empresa. Este foi adotado por inúmeras empresas, incluindo as já reconhecidas como "Classe Mundial" e as que estão caminhando nessa direção.
Uma empresa, ao adotar o MEG como referência para a sua gestão, consegue mapear com clareza o seu negócio. Este modelo é aplicável a todos os tipos e portes de empresas, sendo utilizado como ferramenta de avaliação da gestão. Desta forma, quando uma empresa baseia a sua gestão no MEG®, tem as ações orientadas para que obtenha melhorias:
· no desempenho nos diversos processos, produtivos e administrativos; · na qualidade dos produtos, dos relacionamentos internos e externos; · na satisfação dos clientes, fornecedores e sociedade; · nos resultados significativos, duradouros e sustentáveis; · no aumento da produtividade e, consequentemente, de sua competitividade; · na promoção de cooperação interna e maior compartilhamento de informações.
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) está alicerçado nos Fundamentos da Excelência em Gestão, ambos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). No MEG®, os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais agrupadas em critérios, que garantem à empresa uma melhor compreensão do seu sistema gerencial, por meto de uma estrutura única e integrada.
Os Fundamentos da Excelência são:
Pensamento sistêmico
Aprendizado Organizacional
Cultura de Inovação
Liderança e Constância de Propósitos
Orientação por Processos e Informações
Visão de Futuro
Geração de Valor
Valorização das Pessoas
Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado
Desenvolvimento de Parcerias
Responsabilidade Social
Aprenda a aplicar estes e outros princípios para inovar na sua empresa, na Oficina de Projetos Inovadores