• Alexandre Nasiasene Gomes

Espaço Multiplicidade executa projeto de capacitação empreendedora para negros universitários


Em 2018, nasce o Pacto pela Igualdade Racial por iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e a partir deste marco, algumas ações foram pensadas para fomentar a igualdade racial no mercado de trabalho. Surge assim a ideia do Projeto Igualando Oportunidades, Trabalho e Cidadania com o objetivo de pensar sobre ações propositivas e realizadoras de inserção do negro no mercado de trabalho e emprego.

A idealização do projeto de formação e capacitação empreendera para o mercado de trabalho surge para contribuir de maneira efetiva para levar resultados a jovens negros universitários no que diz respeito à entrada no mercado de trabalho ou mesmo, na formação do indivíduo em seus projetos de vida ou de negócio próprio.

No ato do pacto estavam presentes organizações de peso, que contou com a cooperação entre Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, Entidades da Sociedade Civil Organizada, em especial Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes), Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural), Universidade Zumbi dos Palmares, Frente das Mulheres Negras do DF e Instituto Zumbi dos Palmares, Frente das Mulheres Negras do DF e Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA), além de Empresas de Âmbito Nacional e do Distrito Federal, todas dispostas a criarem medidas para a implementação de ações específicas para a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho do Distrito Federal.

Portanto, com o surgimento do Projeto Igualando Oportunidades, busca-se qualificar o jovem para o mundo do trabalho, a partir de uma visão humanista, fomentando o pensamento crítico e compreendendo que o trabalho, num Estado Democrático de Direito, é considerado um direito social apto a garantir cabalmente os direitos humanos e a plena dignidade pessoal (Resolução nº 34/46 de 1979 da ONU).

Destarte, são abordados alguns conceitos de gestão e de empreendedorismo, além de uma abordagem singela sobre Teoria do Estado, a fim de compreender o que é o Estado Democrático de Direito e seus princípios estruturantes: cidadania, democracia e igualdade.

Dessa forma, identificar e enriquecer o conjunto de competências e habilidades do profissional afrodescendente, promovendo sua inclusão no mercado de trabalho tanto pela oportunidade como trabalhador de carteira assinada como também, com a capacidade de transformar ideias em um negócio próprio de pequeno porte, rentável e lucrativo, e ainda, levar visibilidade social para as grandes empresas, públicas e privadas e negócios que valorizam a diversidade étnica-racial que é a missão deste projeto.

Para tanto, contamos com especialistas que vão estimular o desenvolvimento de talentos e lideranças, identificar as habilidades potenciais de cada participante, empatia em ambiente de trabalho. Assim como, proatividade, iniciativa e trabalho em equipe.

Ensinaremos, também, a montar um modelo de negócios PESSOAL, o qual descreve a lógica de como um INDIVÍDUO cria, entrega e captura valor para a sua vida. Com isso, a proposta do Canvas para Carreira é estruturar o planejamento de vida como se fosse um plano de negócios, ampliando as possibilidades de ação, realização e correção, quando necessárias.

Em nosso grupo de trabalho temos Cristiane Pereira Diretora e Coordenação do curso com Experiência de 25 anos em tecnologia da informação, gestão empresarial, qualidade total, mapeamento de processos e gestão de projetos. Atuou no Projeto BSBCriativa e Economia Solidária, executado pelo Espaço Multiplicidade, junto à Secretaria de Estado de Cultura do DF.

Trilha de conhecimento do Curso

MARIANO PAGANINI LAURIA, instrutor mestre em Constituição e Garantia de Direitos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentando a seguinte dissertação: “O direito fundamental à igualdade na perspectiva da antidiscriminação racial: para além do mandado constitucional expresso de criminalização do racismo.”

HELLEN MACEDO é Trainer da Points Of You, presente em mais de 147 países. É responsável pela parceria com a empresa para trazer as ferramentas e treinamentos para o Brasil. Também atua como consultora em desenvolvimento de pessoas e empresas, sustentabilidade e aspectos legais. MBA em Empreendedorismo Social pela FIA/USP, além de mergulho e fotografia que é um de seus hobbies.

TUKA VILLA LOBOS, instrutora Formada em Propaganda e Marketing, com cursos de extensão na área de Artes Cênicas e Cinema. Trabalha nas artes cênicas como diretora e professora universitária há mais de 15 anos, atualmente, para conciliar o tempo com os outros trabalhos. Também faz oficinas de teatro para diversos tipos de profissionais liberais, de forma que os ajude em suas profissões

CRISTIANO HECKERT, Instrutor Graduado, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Servidor concursado do Ministério do Planejamento da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) aprovado em 1º lugar no concurso 2005 – Ênfase em Regulação.

ANGÉLICA DIANO, assessora de Comunicação e Instrutora com 16 anos de experiência na gestão de marketing, planejamento, master coaching e eventos em empresas nacionais e multinacionais, como a Brookfield, graduado em Comunicação Social pela Faculdade Anhanguera de Brasília, MBA Executivo em Marketing pela UNICESP e é COACHING pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Busca-se, com tal iniciativa, oportunizar uma capacitação específica a uma parcela da população histórica e socialmente excluída e dessa forma desenvolver suas habilidades, assim como tratar suas questões para que possam lidar com as adversidades do mundo e adotar estratégias para se igualarem diante das diferenças de privilégios.

Coordenação

CRISTIANE PEREIRA, Coordenadora do Parque Tecnológico Alphatec pela Fundação Certi. Idealizadora do Espaço de Empreendedorismo de Inovação do Sebrae DF, Sebraelab entre outras iniciativas.

Equipe de Apoio

CRISLENE PEREIRA que já foi gestora de processos de negócios, trabalhou na área de tecnologia com ITIL e hoje é responsável por toda a produção e gestão da infraestrutura do Multiplicidade. Também atuou no Projeto BSBCriativa e Economia Solidária, executado pelo Espaço Multiplicidade, junto à Secretaria de Estado de Cultura do DF.

Desenvolvimento de novos negócios, Comunicação e Marketing

ALEXANDRE NASIASENE GOMES, na parte de assessoria de comunicação e apoio na coordenação Consultor, além de ser instrutor de metodologias criativas e design thinking, administrador de empresas com MBA em Gestão de Projetos, palestrante e gerente de projetos. Também possui experiência de 20 anos nas áreas estratégicas, administrativas, financeiro, tecnologia da informação, organização, sistemas e métodos, com foco em gestão de web e projetos.

Saiba mais sobre o projeto acessando o site www.igualandooportunidades.com.br

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