• Alexandre Nasiasene Gomes

22 startups do Guará tem apoio para continuar a jornada da inovação

A pandemia do novo coronavírus trouxe grandes desafios para os negócios de todos os portes e exigiu criatividade, desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes inovadoras. Estar presente com força total na internet, oferecer seus produtos e serviços passou a ser questão de sobrevivência e muitas empresas cresceram com a crise, especialmente no setor de tecnologia da informação.


Neste artigo você verá:

  • O que é inovação e como transformar o seu negócio a partir de ideias

  • O que é startup

  • Conheça iniciativas de apoio à startups do Guará - Distrito Federal.

O conceito de inovação varia bastante, dependendo, principalmente, da sua aplicação. É a exploração de ideias com sucesso trazendo resultados concretos como o  aumento de faturamento, acesso a mercados inexplorados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios. Já para Cristiane Pereira, Diretora do Espaço Multiplicidade: "É a exploração com sucesso de novas ideias, criado por pessoas e para as pessoas, com o suporte de diferentes tecnologias".


Startup, afinal o que é e como funciona?


Podemos conceituar como uma empresa em fase inicial, que possui uma proposta de negócio inovadora e tem um grande potencial de ganho de escala, geralmente com o uso de tecnologia.


Que tipo de empresa pode ser considerada uma startup?


É preciso enfatizar que nem toda nova empresa é uma startup e nem toda startup sempre permanecerá como tal. Por exemplo, a padaria tradicional inaugurada não tem esta classificação, porque "vender pão" já é um negócio tradicional que se mostrou viável. Empreendimentos inovadores jovens precisam ter uma proposta que precisa ser validada antes de entrar em operação. Por outro lado, soluções inovadoras que já se consolidaram no mercado deixam de ter tal denominação.


22 iniciativas de startups do Guará - Distrito Federal são apoiadas


O Espaço Multiplicidade acompanha 22 iniciativas nascidas no Guará com objetivo de apoiar o desenvolvimento do empreendimento e ajudar na integração do ecossistema de inovação do DF. A ideia é promover a competitividade destas startups por meio do apoio e motivação, através da realização de eventos de fomento à geração de negócios, parcerias e renda através da valorização do empreendedorismo na região, tanto no varejo como no setor de serviços.


Hackacity - Mutirão Cidade Inteligente


Alinhada ao Projeto HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente, a iniciativa pretende tornar a cidade do Guará mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável: este são alguns dos objetivos estratégicos do Hackacity, através de infraestrutura tecnológica baseada em plataforma aberta e que seja capaz de integrar soluções viáveis, alinhado às demandas do cliente-cidadão, empresas e apoio do Governo.


Dentre as ações que pretendemos desenvolver estão:

  • Realização de “meetups” - encontros de troca de experiências e aproximação com potenciais parceiros e investidores.

  • Disponibilização de informações sobre fontes de captação de recursos para inovação

  • Suporte ao processo de inovação e transformação digital por meio de soluções customizadas, mentoria, missões e geração de conteúdo.

  • Apoio para o desenvolvimento e cocriação de negócios.

A startup Arvorah Saúde - conectando cuidado e bem estar, do empresário e médico Thiago Oliveira apresentou seu projeto no evento interno do Espaço Multiplicidade em Agosto. Na ocasião foi apresentado o seu Pitch - apresentação para vender a ideia para potenciais investidores, destacando os principais diferenciais competitivos. O próximo passo é viabilização da realização da entrada do negócio no mercado, destinado a primeira segmentação: moradores do Guará.

Foto: Crislene Pereira / Alexandre Nasiasene Gomes