• Alexandre Nasiasene Gomes

Contribuições e Participação na Câmara do Turismo 4.0

O Espaço Multiplicidade através da sua Diretora Cristiane Pereira participa da Câmara do Turismo 4.0 representando o Projeto Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente e CODESE DF.


Esta Câmara tem várias instituições que se fazem presente como Sebrae Nacional, MCTI, MTur e vários outros.


Um dos pontos abordados durante a reunião foi que existe uma consulta pública aberta para Atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital que colocamos disponível neste link para contribuição: http://isurvey.cgee.org.br/e-digital/

Foi disponibilizada também a apresentação realizada que colocamos a disposição de todos: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/transformacaodigital/arquivoscamaraturismo/ct-reuniao-re-4-03_02_2022_anexo-2_cgee.pdf

Ainda, durante a reunião foi apresentado o mercado das Travel Techs, vemos como um gráfico interessante:


Abaixo apresentamos também a A Análise Pestel que é uma ferramenta utilizada para identificar as forças macro (externas) que afetam um negócio e neste caso os negócios Travel Techs:


Serão publicados dois editais com apoio da FINEP ambos com o valor de 80 milhões, o primeiro com foco em inteligência artificial para agro, indústria e outros, mas em especial haverá um agrupamento para turismo e cidades. O recurso virá do FNDCT. E o segundo edital com o mesmo valor de investimento será focado para GovTech.


Cristiane Pereira em sua contribuição para o grupo em nome do Projeto Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente citou o trabalho que vem desenvolvendo com o apoio do CODESE DF, que tem como pilar a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e a Câmara de Turismo 4.0 que tem um GT 2 que fala sobre destinos turísticos inteligentes.


Comentou que em 2022 o projeto irá buscar incentivar o desenvolvimento de startups e spin offs de empresas, e que será promovido vários hackathons com premiação de pré-aceleração das soluções escolhidas para incentivar posteriormente a aplicação do Marco Legal das Startups e colocou como recomendação no grupo a integração das várias legislações vigente e incentivo de implementação.


Fez uma menção positiva ao trabalho que está sendo executado pela Câmara na condução e incentivo de participação de todos.


O Espaço Multiplicidade tem se especializado em desenvolvimento de ecossistemas de inovação, ambientes de inovação, projetos ligados a cidades inteligentes e também atua como incubadora para startups.


Sigam nossas redes: @espacomultiplicidade @hackacityguara

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo