Algumas reuniões aconteceram no Espaço Multiplicidade para apresentar aos líderes da economia criativa do Guará e outros integrantes da sociedade o projeto #hackacityguara – Mutirão Cidade Inteligente. O projeto, que é uma iniciativa com apoio do Codese-DF e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas tem como objetivo a criação de um programa de ações a serem realizadas para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis: conforme os Desafios de resiliência do Guará – ODS 11, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Em 2014, 54% da população mundial vivia em áreas urbanas, com projeção de crescimento para 66% em 2050. Em 2030, são estimadas 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Considerando que a pobreza extrema muitas vezes se concentra nestes espaços urbanos, as desigualdades sociais acabam sendo mais acentuadas e a violência se torna uma consequência das discrepâncias no acesso pleno à cidade. Transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Temas intrinsecamente relacionados à urbanização, como mobilidade, gestão de resíduos sólidos e saneamento, estão incluídos nas metas do ODS 11, bem como o planejamento e aumento de resiliência dos assentamentos humanos, levando em conta as necessidades diferenciadas das áreas rurais, periurbanas e urbanas. O objetivo 11 está alinhado à Nova Agenda Urbana, acordada em outubro de 2016, durante a III Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Desenvolvidos por meio de amplo envolvimento do público e das partes interessadas, esses seis desafios de resiliência representam os problemas mais prementes do Guará que afetam nossas ações positivas face às adversidades e as oportunidades mais significativas para tornar as cidades inteligentes e humanas.

Desafios de resiliência do Guará (e demais cidades do mundo):

Capital próprio

As pessoas têm acesso às coisas que precisam para prosperar.

Clima e Meio Ambiente

Coordenou esforços de mitigação e adaptação climática em larga escala.

Engajamento cívico

Todos estão envolvidos na tomada de decisões, aumentando o nível de confiança no governo, com contribuição do cliente-cidadão e empresas.

Comunidades e Bairros

Os desafios da cidade são divididos e trabalhamos juntos para resolver problemas localmente.

Habitação

Diversas soluções habitacionais garantem uma ampla acessibilidade econômica.

Mobilidade

Temos várias opções de mobilidade confiáveis, acessíveis, acessíveis e seguras.

O Hackacity Guará

O Programa terá início este ano com um festival de um final de semana que acontece na cidade através de vários eventos simultâneos como debates, palestras e diversas ações multidisciplinares, na cidade e no site do evento, que ficará como uma plataforma agregadora. O Mutirão / HackaCity nasceu da ideia que deu origem ao Guará, nascido justamente de um trabalho de mutirão para a criação da cidade. O objetivo estratégico é Implantar as melhores ideias e soluções, fortalecer e resignificar as grandes vocações do Guará alinhado aos 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

“Durante este Mutirão de Cidades Inteligente, denominado Hackacity Guará queremos trazer para esta cidade um objetivo vocacional para o desenvolvimento econômico trazendo emprego, renda, oportunidades de crescimento e visibilidade e focando no conceito de cidades inteligentes”, segundo a Diretora do Espaço Multiplicidade Escritório Colaborativo. “Serão dezenas de atividades ocorrendo ao mesmo tempo em diversos locais descontraídos, como bares, restaurantes e salas de aula, no centro da cidade”, destaca Cristiane.

Galeria de Fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress