• Alexandre Nasiasene Gomes

Luziânia visita o Guará em busca de referências em cidades inteligentes e humanas

Atualizado: Set 16

Comitiva da cidade de Luziânia-GO visita Administração do Guará para conhecer iniciativas inovadoras do HackacityGuará junto à startups locais

Em visita presencial no Gabinete da Administradora Luciane Quintana, a comitiva de Luziânia-GO veio conhecer e tirar dúvidas sobre cidades inteligentes e os temas relacionados ao mutirão realizado na cidade. A apresentação realizada por nossa diretora, Cristiane Pereira, falou sobre as oportunidades e benefícios do projeto bem como o entendimento dos atores envolvidos para o sucesso da iniciativa, o potencial inovador na temática das cidades inteligentes e a importância da criação de uma rede de fomento e apoio à startups como um dos pilares de sustentação do programa, que inclui também, metodologias de estruturação da gestão integrada dos componentes deste programa: os projetos que se unem para entregar juntos benefícios que sozinhos, não entregariam se tocados de maneira isolada.

Comitiva de Luziânia-Go, Representante da Administração do Guará e HackacityGuará

Credito da fotografia Administração do Guará


Ações previstas dentro do HackacityGuará


A Administração do Guará tem o Projeto Incubadora Criativa em parceria com o HackacityGuará e vem desenvolvendo várias ações de fomento e apoio as startups que possuem sede na cidade do Guará.


Toda ação está alinhada ao Projeto HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente um programa desenvolvido com o olhar da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes para tornar o Guará mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. Buscando implantar uma infraestrutura tecnológica com plataforma aberta, capaz de integrar todas as tecnologias ali disponíveis.


Dentre as ações estão

  • Realização de “meetups”, com encontros de troca de experiências e até mesmo aproximação com possíveis investidores.

  • Disponibilização de informações sobre editais e iniciativas de aporte para estas startups.

  • Suporte ao processo de inovação e transformação digital por meio de soluções customizadas, consultoria, missões e conteúdo.

  • Apoio para o desenvolvimento do negócio.

  • Capacitação para elaboração de projetos junto a órgãos fomentadores de startups.

  • Disponibilização da sala da Juventude na Administração para uso dos Jovens que querem iniciar sua startup.

  • Disponibilização da sala das Mulheres Hiper Criativas na Administração.

  • Apoio da sala do empreendedor junto a Administração do Guará com os seguintes serviços (https://www.guara.df.gov.br/2017/11/03/sala-do-empreendedor/ ):

  1. Obtenção do CNPJ

  2. Baixa do CNPJ do microempreendedor individual (MEI):

  3. Emissão do Certificado de Microempreendedor Individual (CCMEI);

  4. Emissão e impressão de boletos INSS;

  5. Parcelamento de tributos atrasados do microempreendedor individual (MEI);

  6. Orientação e cadastro do projeto "Pequenos Reparos" do Governo do Distrito Federal;

  7. Orientação sobre os cursos e oficinas oferecidos pela Administração do Guará em parceria com o Sebrae-DF e/ou outra instituição de ensino;

  8. Informações para contratação de funcionários;

  9. Orientações sobre microcrédito e taxas especiais;


Além disto, a Administração do Guará pretende apoiar o desenvolvimento e implantação efetiva de um ambiente para Jogadores e Desenvolvedores de Games na cidade, junto com um ambiente de inovação para Startups.


Credito da fotografia Administração do Guará


Estiveram presentes na Reunião o Secretario de Desenvolvimento Econômico de Luziânia - Marcos Melo, Vereador - Marcus Moura, o Presidente da Associação Comercial e CDL - Masashi Hiroshima e um representante empresário de tecnologia desta cidade - David Souza.

Credito da fotografia Administração do Guará


Sobre o Hackacity Guará?


Cristiane Pereira, Diretora Executiva do Espaço Multiplicidade participou das oficinas de elaboração da Carta, tornando-se Embaixadora da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e foi a idealizadora do Projeto HackacityGuará - Mutirão Cidade Inteligente.


A viabilização técnica do projeto em Brasília conta com o apoio do Codese-DF — Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal, do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis - IBRACHICS e da Administração do Guará.


A iniciativa acontece no Guará e tem como objetivo, a criação de um programa para tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. Além da infraestrutura tecnológica como plataforma aberta, existe a conexão com o lado humano das cidades inteligentes.

185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo