• Alexandre Nasiasene Gomes

Parceria com o cidadão


Projeto HackacityGuará realiza maratona de lives gratuitas sobre cidade inteligente em busca de soluções criativas e inovadoras


*Por Thainá Salviato (Ascom/Hackacity Guará)



Começa na próxima quarta-feira (13/10) a maratona de lives do projeto “HackacityGuará - Mutirão Cidade Inteligente” que vai debater temas estratégicos sobre cidades inteligentes. Serão 13 lives temáticas e gratuitas que vão acontecer no canal do projeto no Youtube.


O Guará está assumindo a vanguarda na realização de atividades voltadas para a transformação da região administrativa em uma cidade inteligente. O HackacityGuará, realizado pelo Codese-DF com fomento da Secretaria de Turismo (Setur-DF) e apoio da Administração do Guará, prevê uma série de atividades que contemplam, entre outras áreas, a qualidade de vida, a economia criativa, o turismo e a sustentabilidade.


As lives marcam o início das ações do projeto e seguirão a linha de pensamento prevista na Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e abordarão temas essenciais para o desenvolvimento inteligente do território guaraense, assim como as vocações turísticas regionais, as potencialidades e demandas da região.


"As lives previstas nesta etapa do Projeto se propõem a incentivar a participação e a formação do cliente-cidadão: comunidade, moradores, lideranças, comerciantes, artistas, professores, empresários, entre outros. É o cliente-cidadão pensando junto com o Projeto HackacityGuará, sob o ponto de vista da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, na busca por soluções criativas e inovadoras para a cidade. Desta maneira, podemos ser mais otimistas e reforçar os diferenciais do nosso território, além de buscar novas oportunidades a partir da valorização do capital social e da colaboração dos cidadãos. Vamos identificar gargalos e até mesmo orquestrar soluções já utilizadas na cidade para depois pensar em tecnologias", explica a coordenadora do projeto, Cristiane Pereira.


A programação contará com representantes do HackacityGuará e da comunidade guaraense, mobilizadores sociais da região, além de especialistas que ajudaram a construir a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, como Carlos Frees (Consultor de projetos de Cidades Inteligentes e Vice-Presidente do Instituto Rede Brasileira para Cidades Inteligentes), Daniela Swiatek (Embaixadora da Carta Brasileira para Cidades Inteligente) e André Gomyde (Presidente do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis).


Confira o calendário previsto e os temas que serão abordados:


13/10/21 (quarta-feira):

10h - Cidade Inteligente é gente!



8 visualizações0 comentário